sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Bebeteca...


Hoje assistimos à nossa primeira sessão de Bebeteca com uma história do Elmer. Esta atividade está inserida no projeto Educação para a Saúde e Cidadania do Plano Acção da Instituição. Este ano letivo decidimos abordar as sessões mensais de Bebeteca com histórias sobre os direitos das crianças.



No final da sessão, a responsável pela dinamização da história fez uma proposta aos grupos de crianças... 


Colorirem também eles um Elmer para cada Sala.
A Sala Branca pôs mãos à obra e quem sabe se não haverá uma exposição?

Iremos aguardar para ver o resultado.

Workshop- Tecelegem


No dia 30 de Janeiro de 2020, recebemos os Encarregados de Educação e Familiares a estarem presentes no Workshop sobre Tecelagem.



Esta atividade está inserida no Projeto Pátio das Artes do Plano de Acção da Instituição com mostras mensais e Workshops no âmbito das artes plásticas em contexto pedagógico. Esta atividade proporcionou aos presentes, momentos de bem-estar consolidando as relações entre Famílias e Escola. Essas relações devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, através de manutenção de ambas as partes.




Os Encarregados de Educação e Familiares aderiram com entusiasmo a este Workshop… construíram com a ajuda de lãs, corações de vários tamanhos e formas...
A imaginação e a criatividade dos presentes deram lugar a corações Multicoloridos, Originais e Únicos!


quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Famílias na Sala...

Hoje recebemos mais uma Família na Sala Branca. A mãe da M. G. quis fazer com o grupo de meninos massa de pão...mas tinha outra surpresa...Esta massa tinha também cores!



A mãe da menina começou por explicar o que iríamos fazer no momento de grande grupo. Passamos para a ação e fomos todos para a mesa...fazer as nossas especialidades. Nós até tínhamos moldes com animais mas, para quê?


O que gostamos mesmo de fazer é COMIDINHAS! Ou seja fazer e COMER também... pois foi o que fizemos...enchemos a barriguinha com esta deliciosa massinha de pão...


MUITO OBRIGADA Mãe da M.G. gostamos bastante desta atividade.

Sumo de Laranja...

Pela segunda vez bebemos sumo de laranja à refeição...

A laranja costuma ser uma fruta que nem todas as crianças gostam e como queria introduzir nas refeições do grupo da Sala Branca, experimentei transformar as laranjas em sumo.



Expliquei aos meninos o que ia fazer...e não é que o resultado foi bastante animador.





TODAS, mas TODAS as crianças quiseram repetir.

Vamos lá Pais... sumo de laranja natural não faz mal a ninguém e muito menos aos mais novos e para além disso evita as constipações nesta altura do ano.


terça-feira, 28 de janeiro de 2020

AFINAL...O GATO?

Hoje a nossa Instituição recebeu a Associação Artística ANDANTE com um espectáculo para Bebés com poemas de Fernando Pessoa, encenação de Fernando Ladeira, interpretação de Cristina Paiva e música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões.  



As crianças da Sala Branca assistiram com bastante atenção, algumas ficaram apreensivas... outras mostraram interesse e fizeram questão de participar ativamente no final do espectáculo.



É importante promover a literacia na criança, de forma a aumentar o interesse pela mesma, a criatividade e a imaginação, ao contactar com os diversos textos que existem na língua portuguesa... sejam eles narrativas, prosas e ou poemas.

Não poderia de deixar mencionar um excerto do poema de Fernando Pessoa

" A nossa imaginação do impossível não é porventura própria, pois já vi gatos olhar para a lua, e não sei se a não quereriam.!"

 (Livro do Desassossego)

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Exploração de Instrumentos Musicais...

Todos sabemos que a música é uma forma de expressão universal. Está presente na vida das crianças desde muito cedo e a Sala Branca deu a oportunidade às crianças de contactarem com instrumentos musicais.


Explorar e contactar com diferentes instrumentos musicais ajuda no desenvolvimento de uma prática do saber ouvir, do “fazer” música experimentando diferentes sonoridades.



A abordagem à Expressão Musical na creche reforça sentimentos, afectos e experiências, contribuindo para o bem-estar do bebé, da criança e ou do adulto.


domingo, 19 de janeiro de 2020

Dança com panos...


No período da tarde, continuamos com a exploração dos lenços... Desta vez, coloquei música e com um lenço na mão comecei a dançar...  

As crianças sorriram e tentaram logo imitar...

...os lenços são um material bastante versátil (pensaram logo as crianças)!

Foi uma tarde bastante divertida, dançamos, divertimos-nos e fortalecemos os laços afectivos quer com os pares quer com os adultos da sala.